quinta-feira, 12 de março de 2009

Jornada da ABCCOM em Brasília conquista apoio para os canais comunitários. A tão sonhada rede pública de televisão começa a virar realidade.

(no sentido horário) 1. ABCCOM com Franklin Martins da SECOM, no Palácio do Planalto; 2. ABCCOM com Garcez e Adriano na EBC; 3. Moysés (dir.) e Marcos (esq.) da TVC-Rio com Franklin Martins (centro); 4. ABCCOM com Silvio Da Rin no Ministério da Cultura;

Os representantes da TVC-Rio (TV Comunitária do Rio de Janeiro) na diretoria da ABCCOM, Moysés Corrêa e Marcos Oliveira participaram da jornada da entidade em Brasília no mês de março do corrente ano. A ABCCOM realizou em Brasília, nos dias 10 e 11 de março de 2009, a primeira reunião de sua nova diretoria. Eleita no VI Congresso em São Paulo, na segunda quinzena de dezembro passado, a direção da ABCCOM além das discussões sobre organização interna, esteve participando também de três importantes audiências com membros do governo do Presidente Lula. Participaram da jornada na capital federal os seguintes dirigentes da ABCCOM, todos diretores de canais comunitários: presidente Edivaldo (Didi), Belo Horizonte; 1º vice-presidente Paulo Miranda, Brasília; secretário geral Oscar Plentz, Porto Alegre; diretor de comunicação e marketing Rafael Cury, Curitiba; diretor de relações governamentais Renato Gomes, São José dos Campos; diretor de cultura Moysés Corrêa, Rio de Janeiro; diretor regional sudeste Marcos Oliveira, Rio de Janeiro; conselheira fiscal efetiva Maria do Socorro Grangeiro, Manaus; também participaram das atividades da ABCCOM, as companheiras Nazaré (Manaus) e a professora Heloisa (Rio de Janeiro). Entre as diretrizes de organização interna aprovadas, ficou ratificada a decisão dos últimos congressos da entidade de que cada canal comunitário associado deve contribuir com a mensalidade de cem reais (R$ 100,00). As audiências com membros do Executivo federal foram proveitosas e demonstra o crescente espaço político que vem ocupando a comunicação comunitária em nosso País. A criação da rede pública de comunicação, recentemente viabilizada pelo governo federal, foi fator fundamental para o crescimento da importância dos canais comunitários. A ABCCOM esteve com o Secretário de Audiovisual do Ministério da Cultura, Sr. Sílvio Da Rin, que nos propôs um convênio para veiculação de vídeos cuja produção será ainda estimulada para determinados segmentos dos movimentos sociais. Na EBC - Empresa Brasileira de Comunicação, a ABCCOM esteve reunida com o diretor Garcez e com o Adriano, os dois participaram do VI Congresso da entidade, ficou acordado a efetivação de um Convênio que permita a produção de conteúdo e diversas outras parcerias entre a EBC e os canais comunitários através da ABCCOM. Com o Ministro Franklin Martins, a ABCCOM esteve reunida no segundo andar do Palácio do Planalto. Após o encontro, último da agenda da entidade em Brasília, ficou aprovado a formação de grupo técnico entre a SECOM e a ABCCOM com o objetivo de ajustar critérios para a veiculação nos canais comunitários dos anúncios institucionais do governo federal.


Para visualizar foto a foto clique aqui: http://picasaweb.google.com.br/penedo.maratea/ABCCOM_BRASILIA?feat=directlink

Nenhum comentário: