segunda-feira, 9 de agosto de 2010

7ª Mostra Cinema Popular Brasileiro abre inscrições de filmes

Evento acontecerá em outubro com entrada franca em Lumiar e São Pedro da Serra

Estão abertas as inscrições de filmes para a 7ª Mostra Cinema Popular Brasileiro. A Mostra acontece nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra desde 2004 e já exibiu filmes consagrados da cinematografia nacional, levando cinema para as respectivas comunidades, que até então não tinham nenhum contato com a sétima arte.

O tema da Mostra Cinema Popular Brasileiro deste ano é o som no cinema: Cinema para os Ouvidos. O tema privilegia filmes que abordam a sonoridade, a musicalidade, a trilha sonora e os aspectos do som na narração da história fílmica.

O evento acontecerá entre os dias 01 e 03 de outubro na Euterpe Lumiarense, em Lumiar e no Espaço Cultural São Pedro da Serra e abarcará, além das exibições gratuitas de filmes infantis, documentários e obras ficcionais e experimentais de curta, média e longa duração, uma oficina de som com cineasta e professor da Escola de Cinema Darcy Ribeiro (RJ) Andreson Carvalho.

Todos os filmes enviados para a Mostra farão parte do acervo da Videoteca Cinema Popular Brasileiro e terão a oportunidade de serem apresentados em diversos circuitos alternativos de exibição em todo o Brasil.

A jornalista e idealizadora da Mostra, Leonor Bianchi, destaca o pioneirismo do projeto no município de Nova Friburgo e comenta que, além de ampliar a janela para o cinema nacional e contribuir para a formação de platéia naquela cidade, a Mostra já é um evento consolidado e no ano passado foi incluída no calendário oficial de atividades culturais e turísticas de Nova Friburgo. “O projeto começou em 2004 com a exibição do curta-metragem “O Povo do Cinema de Lumiar”. Após o sucesso dessa primeira edição, o evento tomou força e está cada vez maior, possibilitando o acesso dos moradores de Nova Friburgo, sobretudo os de sua área rural à arte cinematográfica”.

A 7ª Mostra Cinema Popular Brasileiro é produzida pela Associação Cultural Cinema Popular Brasileiro em co-produção com o Cineclube Lumiar e conta, desde 2005, com o apoio da Ong Educari e do Espaço Cultural São Pedro da Serra.

As inscrições de filmes são gratuitas e podem ser feitas até o dia 13 de agosto através do site: www.mostracinemapopularbrasileiro.wordpress.com

Participe. Inscreva seu filme!

Leonor Bianchi
22 9903-8733

domingo, 8 de agosto de 2010

TV digital pública fará licitação de R$ 2,8 bilhões

Eugênia Lopes / Brasília – O Estado de S.Paulo

O edital de licitação para construir a infraestrutura da rede pública de TV digital deverá ficar pronto em 90 dias. O contrato de R$ 2,8 bilhões por 20 anos será gerido pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e prevê a construção de 256 torres de transmissão de sinal digital de TV em todo o País – a estação central ficará em Brasília.

Elaborado pela EBC, o edital está agora sob o exame do Ministério do Planejamento e, depois, passará pelo crivo do Tribunal de Contas da União (TCU). “É uma minuta de edital que pode sofrer mudanças no Planejamento e no TCU”, disse a diretora-presidente da EBC, Tereza Cruvinel.

Ela explicou que o edital de licitação precisa ser analisado pelo ministério e pelo tribunal por se tratar de uma parceria público-privada (PPP). O presidente do TCU, ministro Ubiratan Aguiar, já avisou que o tribunal vai precisar de, pelo menos, 60 dias para estudar o edital. “O edital será lançado ainda este ano, mas vai demorar uns 90 dias”, afirmou Cruvinel.

A EBC trabalha há dois anos no projeto para a construção da infraestrutura da rede pública de TV digital. O sistema brasileiro público de TV digital está previsto no decreto 5820, de 2006. Esse sistema é integrado pela EBC e mais cinco redes públicas: as duas TVs do Legislativo (Câmara e Senado), a do Judiciário, a do Ministério da Educação (TV Escola), uma rede de cultura e uma rede de cidadania ((TV digital municipal).

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai financiar o vencedor da licitação na compra de equipamento e serviços.