domingo, 4 de maio de 2008

ASSOCIADAS COMPARECEM EM MASSA A AGE ELEITORAL DO DIA 29 DE ABRIL DE 2008 NA SEDE PRÓPRIA DA TVC-RIO


A SEDE PRÓPRIA DA TVC-RIO FOI PEQUENA
PARA ABRIGAR TODAS AS ASSOCIADAS
PARTICIPANTES DA ELEIÇÃO DA ATVC-RIO.

CINQÜENTA E TRÊS ASSOCIADAS VOTANTES ELEGERAM A CHAPA "POR UMA TVC-RIO AINDA MAIS COMUNITÁRIA" PARA O BIÊNIO 2008-2010.



A reação das associadas comparecendo em peso a eleição foi uma resposta a altura as atitudes ditatoriais do grupinho do Sílvio Sinedino, minoritário entre as associadas, que implantou a CENSURA em programas de associadas, no saite da instituição e retirou conselheiros da rede de e-mails da TVC-Rio na tentativa desesperada de calar a oposição para continuar no poder.
Tentaram sem sucesso na Justiça caçar o direito de reunião das associadas na sede própria da TVC-Rio. FORAM DERROTADOS! Tentaram passar por cima da decisão da Justiça e trocaram as chaves da sede, iludidos que impediriam a AGE Eleitoral. FORAM DERROTADOS NOVAMENTE! Na manhã do dia 29/4/08, sob o comando firme da Coordenadora Administrativa Olga Amelia a sede foi reaberta na presença da Polícia e com o auxílio de um chaveiro o local ficou disponível para a AGE Eleitoral que transcorreu normalmente e a posse já está marcada para a sexta-feira que vem, dia 9 de maio, às 17 horas.

M A N I F E S T O
DEFENDER A TVC-RIO E FAZÊ-LA AINDA MAIS COMUNITÁRIA
As entidades filiadas à ATVC - Associação de Entidades Canal Comunitário de TVs por Assinatura do Rio de Janeiro - parcela representativa dos movimentos sociais de nossa cidade – vão cumprir uma missão histórica nas próximas eleições da TV: defender a instituição do apetite mercantilista daqueles que utilizando o falso discurso da “eficiência” querem, na prática, privatizar a estrutura operacional do canal, submetendo o funcionamento coletivo da TVC-Rio ao controle fechado de algumas produtoras comerciais. Não vêem o povo do Rio de Janeiro porque acham que a cidade é apenas um mercado. Vêem apenas consumidores e não cidadãos! Não pensam nas necessidades, lutas e reivindicações da população, mas em “pessoas certas nos lugares certos”, como se um canal comunitário fosse o mesmo de uma TV comercial. Não percebem que a TVC-Rio é um instrumento de comunicação para dar vez e voz aos alijados da mídia, principalmente os trabalhadores e as comunidades excluídas. Praticam a mesma ideologia dos monopólios da mídia, televisão da gente rica e branca, em boas casas e roupas luxuosas, ou seja, gente de “boa imagem”. Discriminam a maioria da população que vive nas comunidades e são representadas por suas associações.As entidades filiadas à ATVC-Rio – abaixo-assinadas - com raízes históricas na luta pela democratização dos meios de comunicação do País e participantes da fundação da TVC-Rio se mobilizam para impedir a privatização do canal comunitário do Rio de Janeiro. A nossa proposta vai exatamente no sentido contrário da ação mercantilista: FAZER A TV COMUNITÁRIA AINDA MAIS COMUNITÁRIA. Para tal, contamos com a sua participação e com o seu apoio. Junte-se a nós!A TVC-Rio começou a existir em julho de 1996. Foi a segunda TV Comunitária a cabo a ser inaugurada no Brasil (Porto Alegre foi à primeira, 2 meses antes). O primeiro programa foi ao ar no dia 31 de outubro de 1996, e desde então, sua programação é transmitida ininterruptamente.São 12 anos de existência! Essa conquista da cidadania do Rio de Janeiro deve ser reconhecida, celebrada e defendida. A Cidade Maravilhosa possui um canal de televisão comunitário onde pode se expressar de forma plural e independente. A natureza e finalidade de uma TV Comunitária são completamente diferentes de uma TV comercial ou estatal. É essa diferença que caracteriza a sua identidade. O sentido da sua existência é a diversidade de olhares e opiniões que compõem o tecido social na cidade do Rio de Janeiro. É importante reafirmar o conceito comunitário na identidade da TVC-Rio porque, neste atual processo eleitoral, mais uma vez, surge a falácia da “eficiência mercantil” ainda mais ousada, agora, propõe até mudar o nome da TV, retirando-lhe o termo Comunitário. Nós valorizamos o conceito COMUNITÁRIO, não só no nome da TVC-Rio, como também na prática, na forma de gestão. Para alcançarmos o patamar de gestão profissionalizada e eficiente não é necessária a terceirização da produção da TVC-Rio. Há que se ter espírito crítico e desconfiar de que a mera transferência da produção para quem tem “competência” levará a TVC-Rio a parecer um clone – piorado - das atuais redes de televisão. Será isso a tradução da chamada “TV dinâmica”? Nesta, certamente, não há espaço para os programas das entidades populares.A nossa visão é diametralmente oposta. Vamos dotar a infra-estrutura da TVC-Rio, de equipamento e pessoal qualificado, além de fortalecer as parcerias, principalmente com Universidades, de modo que um número maior de associadas possa usufruir dessa infra-estrutura coletiva. As parcerias com Universidades, abandonadas nesta última gestão, serão retomadas em outros termos, valorizando o trabalho com estagiário(a)s de comunicação e jornalismo. No processo eleitoral passado duas chapas acabaram se unificando, no entanto, a gestão foi marcada pela ação continuada de uma “direção paralela” que desrespeitava o encaminhamento das decisões coletivas, praticando ações desagregadoras num flagrante desrespeito ao conjunto das entidades filiadas à TVC-Rio que elegeu a diretoria para trabalhar de forma unificada. Os desmandos eram impostos por quem se achando superior, pensava ter “boa imagem e tarimba” e por isso podia passar os outros para trás, e ainda contaram com a conivência de quem se achando fraco para construir um canal comunitário forte, calaram e consentiram, se omitindo e ficando inertes diante dos golpes infligidos contra as filiadas, suas programações e necessidades. Na prática, essa leniência contribuiu para que interesses “particulares” fossem “hegemônicos”, sob o argumento de que a democracia interna atrapalha, e garantir a participação de todos é “retrógrado e conservador”. Isso ficou claro na recente cobertura do Carnaval que, mesmo contra a opinião da maioria esmagadora da direção, foi imposta a utilização conservadora e preconceituosa do ‘corpo da mulher’ em vinhetas de péssimo gosto e completamente desfocadas do papel crítico que um canal comunitário deve exercer numa sociedade desigual e ainda muito preconceituosa como é a nossa. Queremos a sua participação. Faça contato pelo e-mail manifesto2008tvcrio@gmail.com e entre nessa corrente para defender a TVC-Rio dos mercantilistas e ampliar seu perfil comunitário, plural e independente.
Rio de Janeiro, 06 de março de 2008.
Alberto Lopéz Mejia – fundador da TVC-Rio e por duas vezes Coordenador Geral, ANADECOM;
Anoar de Salles – Conselho Fiscal da TVC-Rio, MONAE;
Carlos Gaia – Conselho Fiscal da TVC-Rio, Sindicato dos Metalúrgicos;
Moysés C. Corrêa – Conselho Executivo da TVC-Rio, ABCI Brasil;
Olga Amélia S. Telles – Coordenação Administrativa da TVC-Rio, MODECON;
Paulo Bártholo Jr. – Conselho de Ética da TVC-Rio;
Tonila Alves Ferreira – Conselho Executivo da TVC-Rio, FEMULHER;

Um comentário:

4E - 4 Elementos do Hip Hop disse...

Sou Diretora/Presidente da 4E, somos uma instituição voltada para a profissionalização dos elementos da Cultura Hip Hop; E estamos em fase de iniciar a produção independente de um programa voltado para esse segmento, que visa trazer inclusão social e conhecimento de políticas públicas a jovens de comunidades carentes.
O programa terá 1 hora de duração e será semanal.Gostaria de saber se há uma possibilidade de termos espaço em sua programação, pois com isso poderemos abrir nosso leque de alcance, já que a príncipio estamos apenas com a espectativa de apresentá-lo em nosso portal que está para entrar no ar em breve.
Se possível me envie o telefone de contato.
Meus Contatos:021- 2223.4558/9894.3288 email: andreiaravell@hotmail.com
Um abraço.
Andreia Ravell