sábado, 28 de novembro de 2009

Confecom abre conferência virtual

25/11/2009


Discutir a internet na internet. Esta é a proposta da Comissão Organizadora Nacional (CON) da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (1ª Confecom) agora que se iniciou a segunda etapa do ciclo de debates rumo à plenária nacional. As discussões sobre a área de comunicação no Brasil estão abertas à sociedade. Primeiro, as conferências de comunicação realizadas em 26 estados e no Distrito Federal fomentaram este debate. Agora, a CON abre um canal direto com a população para receber sugestões: a Conferência Virtual, que está disponível até o dia 5 de dezembro no site oficial da 1ª Confecom (http://www.confecom.com.br/).
Para participar da Conferência Virtual com perguntas e sugestões é preciso fazer um cadastramento prévio .É importante ler com atenção as regras de participação que aparecem logo no início do cadastramento do usuário.
A intenção da CON é promover a discussão ampla sobre os novos meios de comunicação e as sugestões colhidas na Conferência Virtual serão reunidas em um documento a ser entregue aos delegados presentes à 1ª Confecom, programada para o período entre 14 e 17 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Durante quatro dias, estes delegados vão pensar em soluções para a comunicação brasileira. Eles e quantos outros brasileiros quiserem. Basta aderir à Conferência Virtual.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Confecom passa para etapa nacional



23/11/2009
Fim de um ciclo, início de outro. Uma vez encerradas, neste domingo, dia 22, as etapas estaduais da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (1ª Confecom), inicia a preparação para o debate em âmbito nacional. A Comissão Organizadora Nacional tem pela frente três grandes desafios: estabelecer uma metodologia de trabalho para os 1.684 delegados que irão à Brasília representar os estados; organizar toda parte de infraestrutura para um evento de grandes proporções (aproximadamente 2.800 pessoas participarão direta ou indiretamente do evento); e sistematizar as propostas colhidas nas conferências estaduais e distrital.

As propostas listadas até este domingo, prazo final para a realização das Conferências Estaduais e Distrital, deverão ser entregues à Comissão Organizadora Nacional (CON) da 1ª Confecom até o final desta semana. Os presidentes das comissões organizadoras estaduais devem cadastrar cada proposta no site da Confecom. As propostas serão sistematizadas para a elaboração do “caderno de propostas”, o documento com o qual os delegados trabalharão na plenária nacional, em Brasília. De acordo com a CON, as propostas apresentadas nas estaduais serão transformadas em aproximadamente mil propostas sistematizadas.

O representante do Ministério da Cultura na CON, Octávio Pieranti, fez um balanço das etapas estaduais, que iniciaram em outubro e terminaram neste final de semana. Segundo ele, a diversidade de propostas apresentadas nos estados e o envolvimento de setores da sociedade, que até então nunca haviam debatido a comunicação, foi surpreendente. “Cito o caso dos portadores de deficiência, com sugestões relevantes nos grupos de trabalho, inclusive alguns sendo eleitos delegados”, reforçou. Para o representante da CON, essa participação tão ampla se deveu a uma demanda reprimida nos últimos 40 anos. “As Conferências serviram para dar voz a grupos que ainda não tinham um canal de manifestação”.

Sobre os temas mais debatidos e que serão encaminhados à 1ª Confecom, Pieranti destaca a questão da radiodifusão comunitária; a criação de fontes de financiamento para veículos comunitários; a garantia do cumprimento do Estatuto da Criança e Adolescente, em relação à imagem destes na mídia, e a certeza da implementação de um Marco Regulatório para o setor da Comunicação.

Outro ponto relevante, ainda de acordo com o representante da CON, foi o número de inscritos em todas as conferências, apesar do curto espaço de tempo para a divulgação. “São Paulo, por exemplo, teve mais de mil inscrições. No Ceará a adesão foi além da expectativa, o mesmo acontecendo no Rio de Janeiro, em Goiás e em muitas outras unidades da federação”, completou.

Assessoria de Imprensa da 1ª Confecom

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

NOTA OFICIAL

Presidência da República
Secretaria de Comunicação Social

Secom vai anunciar nas TVs comunitárias

Brasília (DF) 12.11 - Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) vai incluir em seus planos de mídia as TVs comunitárias, dando sequência à política de democratização de recursos e conteúdos ao Poder Executivo Federal. Estima-se que, atualmente, no Brasil, existam cerca de 60 canais comunitários de sinal fechado no País, que estariam aptos a receber inserções de mídia dos anunciantes do Governo Federal.
As TVs comunitárias deverão seguir critérios semelhantes aos demais veículos que recebem publicidade oficial, tais como documentação regularizada e inserida nas normas da Lei Federal 8.977/95 - que deu origem aos Canais Básicos de Utilização Gratuita, ou canais comunitários - emissão de notas fiscais ou faturas e declaração de fatura.
Ainda em fase de elaboração, a Secom estuda a definição de critérios claros que permitam a aquisição de espaços publicitários nessas emissoras, uma vez que não há impedimentos legais para que o Governo Federal anuncie em canais comunitários. Segundo a legislação, a captação de recursos contribui para o funcionamento e manutenção de tais canais.
Nesse momento, a Secom está cadastrando todas as TVs comunitárias interessadas para montar um banco de veículos com o qual passará a trabalhar na avaliação para veiculação de peças, de acordo com o perfil de suas campanhas.
Os contatos das emissoras com a Secom para a realização desse cadastro podem ser realizados por meio do Núcleo de Mídia da Secom, no telefone (61) 2192-5000 ou pelo email: cadastro@nucleodemidia.com.br.

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom)
Coordenadoria de Imprensa

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

1ª CONECOM-RJ FOI UMA VITÓRIA ESPETACULAR DA SOCIEDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Veja o final do discurso do presidente da Comissão Organizadora Edgar Arruda:

TV COMUNITÁRIA DO RIO VAI VEICULAR A ÍNTEGRA DA 1ª CONECOM-RJ

Na sequencia de fotos, a primeira mostra a mesa de encerramento com o Presidente da Comissão Organizadora dizendo que "acabamos de realizar um ato histórico, a realização da 1ª CONECOM-RJ". Depois os diretores da ABCCOM e da TVC-Rio, Moysés e Marcos com os presidentes das Comissões Organizadoras nacional e estadual, Marcelo Bechara e Edgar Arruda. As fotos seguintes mostram a delegação da TVC-Rio presente na conferência com destaque para Olga Amelia (camiseta da TVC-Rio e blusão vermelho), Mércia Sá (blusão cinza escuro), rspectivamente Coordenadora de Administração e Conselheira da TVC-Rio. A delegação da Nova Central RJ também presente na CONECOM aparece numa das fotos.