domingo, 16 de maio de 2010

TVC tem projeto para criar uma Escola de Mídia Comunitária

Trabalhar com televisão requer capacitação, principalmente, quando se trata de uma tevê voltada para o campo comunitário, que envolve várias questões sociais do dia a dia. A TVC-Rio, preocupada em oferecer um serviço com qualidade cada vez melhor, em breve, vai disponibilizar uma Escola de Mídia Comunitária. A organização deste projeto é do ex-coordenador da TVC, Alberto Mejia, que acumula vasta experiência em produção de vídeos e edição.
Mejia deixou de fazer parte da coordenação, com o propósito de desenvolver os núcleos de produção da tevê. “Estou nesta tevê desde a sua fundação. Minha função sempre foi a de pensar a tevê e quais as áreas de trabalho ela deveria incorporar. Acabei produzindo muitos textos sobre essas análises, com um caráter até pedagógico, porque, de uma forma geral, uma tevê comunitária não tem especialistas em televisão. Ela tem especialistas no saber sobre ações sociais que as entidades desenvolvem. Porém, a produção desses textos sempre ficou distante da realização".
E continuou: "Comecei a achar que não deveria fazer parte da coordenação, mas, sim, atuar como um profissional contratado, para ter condição de trabalhar em prol da tevê, e não ficar só pensando, idealizando. A Escola de Mídia Comunitária tem a ver com esta decisão. O objetivo é trabalhar pela dinamização dos núcleos de produção da tevê”, explicou Mejia.
De acordo com ele, o primeiro público da Escola de Mídia Comunitária deverá ser o público interno. “Primeiro, precisamos capacitar o público interno. Ensinar as práticas de produção, edição e outros. Os quadros da tevê precisam aprender a fazer programas em tempo real, ao vivo ou gravado. É a única forma de dinamizar os núcleos”. Em segundo lugar, as entidades/associadas da TVC-Rio serão beneficiadas pela Escola.
Outra meta do Mejia, que avalia como um “projeto ambicioso”, trata-se da formulação de um telejornal. “O primeiro passo para a criação de um telejornal é a integração entre as redes comunitárias, para, então, facilitar a alimentação de um telejornal. Estou na fase de avaliar essa questão. Estou estudando como será a concepção disso para submeter à diretoria”, explicou.

Nenhum comentário: