Olga Amélia, conselheira administrativa da TV Comunitária do Rio, recebeu no estúdio da TVC-Rio o candidato a deputado federal, pelo PSB, Nelson Rocha, para conhecer as propostas dele para a setor das comunicações. Olga iniciou seu discurso, relembrando a realização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, em dezembro de 2009, em Brasília, pontuando os esforços em prol da democratização dos meios de comunicação.
Nelson Rocha disse que, primeiramente, antes de democratizar os meios de comunicação, deve-se estabelecer o princípio legal das concessões das rádios e tevês. “A rádio e a tevê estão autorizados a funcionalr pela importância da comunicação? Precisamos garantir que as concessões sejam plurais. Primeiro, defendo a democratização da informação. As tevês e as rádios comunitárias precisam expressar o sentimento coletivo, e não somente o individual. Temos que dar a oportunidade, por exemplo, aos ouvintes de uma rádio de falarem o que querem ouvir”, defendeu ele.
O candidato é a favor da ampliação das tevês comunitárias. “A tevês comunitárias têm um aspecto muito importante, que é o fato delas serem voltadas para a informação, e não se preocupam com o comercial. Neste momento, Olga Amélia enfatizou ao candidato que faz parte da natureza de uma tevê comunitária não difundir marca, ou qualquer anúncio comercial. “A tevê comunitária só pode receber apoio cultural”, frisou a conselheira.
Em seguida, Nelson Rocha, embora tenha deixado claro sua admiração pelo papel de uma tevê comunitária, criticou o fato dela estar dentro de uma grade de canais fechados, necessitando de assinatura para ter acesso. “É um contrasenso uma TV Comunitária, que se propõe a informar, principalmente às comunidades de baixa-renda, mas, que, por outro lado, o acesso é via um canal fechado, que depende de assinatura paga. Precisamos de uma tevê que atue oferecendo a oportunidade do acesso a todos”.
E completou: “Se não tivermos uma tevê que trabalhe para todos, não vamos conseguir preparar as pessoas para vencer na vida, principalmente os mais jovens. A TVC-Rio, neste sentido, é um importante instrumento para levar cultura, educação, saúde, ou seja, informação das mais diversas, de modo que o cidadão consiga raciocinar sobre o que é melhor para a sua vida”.
Enquanto as tevês comunitárias não ganham o direito de exibirem suas programações em um canal aberto – uma das promessas do presidente Lula, durante a 1ª Conferência Nacional de Comunicação –, Nelson Rocha diz que, então, reforçou a importância de democratizar a informação, dando a todos o acesso gratuito à internet. “Defendo a democratização da informação para todos, acesso gratuito à internet, condições para comprar equipamento e capacitação. É importante que todos, sobretudo os idosos, conheçam e consigam lidar com a internet. Isto, sem dúvida, vai assegurar a eles maior segurança, ao realizarem suas transações bancárias”.
Segundo o candidato, o acesso gratuito à internet é uma das formas de garantir ao cidadão a oportunidade de conhecer outros conteúdos de informação, uma vez que a rede permite a entrada a vários canais de comunicação, entre eles, a TVC-Rio. Sobre as rádios comunitárias, Nelson Rocha disse que elas são um importante instrumento de utilidade pública. “Precisamos ampliar essas rádios, porque, além de serem importantes instrumentos de cidadania, estão inseridas em comunidades de baixa-renda. São essas rádios que vão levar relevantes informações para essas pessoas, muitas vezes, em primeiro lugar.
Antes de concluir seu discurso sobre comunicação, o candidato disse que é a favor das reformas política e tributária, do aumento no rendimento da poupança, para garantir o dobro do FGTS ao cidadão, no momento de sua aposentadoria. E também, se eleito, disse que pretende incentivar a criação de um Centro do Dia do Idoso, onde as pessoas da terceira idade poderão passar o dia, como as crianças numa creche, para receberem cuidados médicos, boa alimentação e, principalmente, atenção e carinho.
Cerita Sukses Sepatu Converse
Há 10 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário